quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aniversário do Fã Clube: 1 ano


Há mais ou menos 365 dias atrás passava pela minha cabeça fundar um Fã Clube para Rita Lee. Imaginem Rita Lee... Não é qualquer cantora, Rita é rainha.

Não é à toa que eu e Lia Santhiago (cover oficial de Rita) tivemos essa ideia. Lia é fã de Rita desde os anos 70, já eu sou fã desde 2005, quando “descobri” por meio de uma tia minha (também fã de Rita) o álbum “Atrás do Porto Tem Uma Cidade”, de 1974.

O fato de ser fã não quer dizer que eu queira ter a Rita só para mim, não! Rita é de todos, do Brasil, do mundo... Além do mais, o que é bom tem que ser compartilhado.

Logo quando comecei a interagir com fãs de Rita, a primeira pessoa com quem troquei um e-mail foi Norma Lima, na época que existia o site do Fã Clube Fruto Proibido, se não me engano em 2006 ou 2007. Sempre li o blog do FC Fruto Proibido (atual FC Rita Lee), daí fui conhecendo mais fãs e mais novidades sobre a vida e a carreira de Rita.

Nesses quase 10 anos sendo fã da Rita, além de ter conhecido o FC Fruto Proibido, fiquei conhecendo o Fã Clube Ovelha Negra (1985 – 1998), que na minha opinião foi o melhor e mais completo FC que um artista brasileiro pode ter. O FC foi fundado por Vilma Gusmão, Maurício Ruella e Rubens Lucena.  Na época onde não existia internet, os fãs se comunicavam por meio de cartas, e ficavam sabendo das novidades sobre a Rita pelo fanzine “Raios Leenáticos”.


 Visita de Rita na sede do Ovelha Negra - Acervo VILMA GUSMÃO

Uma das minhas maiores inspirações para criar o FC Marca da Zorra, foi o extinto Ovelha Negra, podem acreditar.

Mas, o mais importante em ser fã de Rita Lee, é saber que ela se interessa, dá amor e carinho a todos os leenáticos. Um exemplo: Logo quando o FC entrou no Twitter, Rita no outro dia já estava seguindo e elogiando, dizendo que ego dela adorou, sem ao menos saber quem estava por trás do nome “FC Marca da Zorra”. Isso é simplesmente simpatia com os fãs... Os fãs que tanto fazem e tanto amam a artista.

Um pequeno recado para nossa eterna musa: Obrigado por fazer o Brasil feliz com a sua música, seu carinho, seu amor e sua humildade com todos nós. Você só faz a gente se inspirar mais e mais. O Brasil te ama e por isso aonde você estiver o nosso coração vai junto com você. Love you, Rita Lee.

Outro recado: O Fã Clube só conseguiu atingir esse um ano de existência com a ajuda de vocês, de nós, os fãs. Muito obrigado, e que muitos anos venham pela frente.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Livros e publicações sobre Rita

Rita de algum jeito sempre esteve presente em nossas vidas. Na década de 90, Rita escrevia não só músicas, mas escrevia para revistas também. Mas sua alma literária veio se manifestar mesmo, em 1986.  Em 1987 escreveu um pequeno conto para o jornal infantil  “O Estadinho”, que vinha no jornal “Estadão”. O conto teve o título: “Atlântida, reino perdido”.









Muita gente já ouviu falar em um dos livros infantis que Rita lançou, na época que seus filhos eram crianças - Beto Lee com 9 anos, João com 7 e Antonio com 5 -, a incrível série “Dr. Alex”, um ratinho branco que Rita tinha adotado para eles. 




















As aventuras desse cientista que virou um rato, veio das histórias que Rita contava aos filhos, antes de dormir. O lançamento da primeira edição aconteceu em 31/08/1986, intitulado de “Dr. Alex”.


Desde aí, edições novas começaram a ser lançadas, como: Dr. Alex e os Reis de Angra; Dr. Alex na Amzônia e Dr. Alex e o Oráculo de Quartz, lançados em 03/09/1988, 01/09/1990 e 29/08/1991, respectivamente.

Já as biografias de Rita, bastamos citar a genial obra de Henrique Bartsch, “Rita Lee mora ao lado”, lançado oficialmente em 13 de julho de 2006, no shopping Morumbi, em São Paulo.




















A história da biografia autorizada e alucinante da rainha do rock começa quando sua vizinha, Bárbara Farniente começa a escrever um diário, onde sua história mescla com a de Rita, desde o nascimento de ambas. Do então fato ocorrido até 1998, a história de Rita Lee é contada com diversão e muitos detalhes.


Em 1995, é lançado um livreto especial da Biblioteca Musical, intitulado de “O Futuro me Absolve”. O pequeno livrinho com 96 páginas traz a trajetória de Rita, regravações e composições, filmografia, críticas, discografia, etc.





















Em 1990, são lançados duas edições de songbooks especiais de Rita Lee, ambos, contado alguns fatos da carreira. No primeiro volume, traz uma biografia e um depoimento de Gilberto Gil, além de fotos de todas as épocas. A edição tem 34 canções de Rita.




















No segundo volume possui uma entrevista de Rita e Almir Chediak (autor dos livros), e um depoimento da cantora Gal Costa.




















Além das biografias de Rita, existe também a biografia dos Mutantes: A divina comédia dos Mutantes, de Carlos Calado. Além de um novo projeto de Daniela Vieira dos Santos, o livro “Não vá se perder por aí”.































Fora as biografias escritas por fãs e admiradores, vocês sabiam que a própria Rita teve um projeto de escrever a autobiografia, em 1976?! Essa sim, faz tudo! Em entrevista ao jornalzinho Hit Pop, que vinha na revista Pop, Rita contou que no livro iria contar: “Um pouco do que sou, do que fui e do que pretendo ser”. Bem, ainda há tempo de escrever, Rita. Sua história não tem fim e nunca terá. Você é a pessoa mais amada do Brasil.





















Não deixem de votar em Rita Lee como “artista do ano”, e “melhor artista feminino”, votem em Reza como “melhor música”, no VMB: http://vmb.mtv.uol.com.br/