sábado, 20 de outubro de 2012

Inesquecíveis Apresentações: Rock In Rio (1985)


Falando em 45 anos de carreira já detalhei alguns fatos da carreira de Rita Lee, como as suas apresentações marcantes, vejam a lista abaixo:







Apresentações da década de 80, estão no blog do Fã Clube amigo, FC Rita Lee (http://ritalee.blog.terra.com.br/). Apresentações como a do especial Saúde (1981), o Circo (1982), Rita e Roberto (1985), Tour 87/88 (1987), Bossa’n Roll (1991) e A Marca da Zorra (1995).








































Hoje comentarei uma apresentação histórica de Rita e Roberto, o Rock In Rio de 1985, primeira e última edição que Rita participou, porque como ela mesma diz: “Foi a maior burrada da minha vida”.  O show de Rita no Rock In Rio ficou marcado como a sua volta triunfal, após dois anos longe do palco.

Na assinatura do contrato para o Rock in Rio, em dezembro de 84, Rita apareceu de peruca. Na apresentação, em janeiro seguinte, mais perucas e problemas na voz. Ainda no palco, confessou-se enferrujada diante da plateia. Mas nada que a ajuda dos fãs não dê jeito, como em “Mania de Você”, onde todos cantaram com Ela.

No fechamento do contrato, foi definido o cachê de Rita para participar do festival: 220 milhões de cruzeiros. Sendo até hoje um dos maiores cachês já pagos no Rock in Rio. Mesmo assim, ela ainda merecia bem mais.



















A apresentação de Rita na primeira edição do festival ocorreu no dia 16 de janeiro de 1985, no Palco Mundo, o principal dos palcos da cidade do Rock, como carinhosamente é chamada a área que consegue agregar quase um milhão e meio de pessoas.

O show de Rita começou à noite, sendo a terceira a se apresentar, logo após a “missa negra” de Ozzy Osbourne. As canções que Rita cantou estão em ordem alfabética (Desculpe o Auê, Jardins da Babilônia, Lança Perfume, Mania de Você, Miss Brasil 2000, On The Rocks, Ovelha Negra, Ôrra Meu, Papai me Empresta o Carro, Saúde). Detalhe: As músicas citadas são as que eu consegui encontrar, pois reportagens da época não detalham as canções interpretadas. Se faltar alguma é só avisar.

Na entrada de Rita, havia uma cortina listrada, simulando uma caixa gigante, escrito "MADE IN SAMPA". Assim que a cortina abria-se, surgia Rita.

Quando cantou “Lança Perfume”, Rita surpreendeu a todos, usando um Lança Perfume gigante no palco, borrifando em todos da plateia. Um barato!

Mas, enfim... Como falei a cima, Rita estava com a garganta meio enferrujada, como ela mesma disse em uma entrevista à Glória Maria e no meio show. Por esse motivo, críticas foram disparadas para todo lado. Mídia marrom e mídia branca. Críticas ruins e boas (é claro).


























Vejam uma nota que foi publicada no Jornal da Tarde, que fazia parte do Estado de S. Paulo, se referindo ao show de Rita Lee, em 18/01/1985:

“A voz saia num tom baixo, meio sem força (durante e depois do show ela confessou: Estou meio enferrujada”).  Mas o humor e a “posse” do palco continuam perfeitos. E assim Rita Lee conquistou todo o público do festival, quarta-feira, em sua primeira e única apresentação (...)”.





Com essa pequena nota, podemos concluir que, Rita com ou sem voz continua fazendo milhares de fãs irem a loucura, porque só a sua presença já nos engrandece.

25 anos depois do show, Rita confessa: “Ter participado do Rock in Rio foi a maior burrada da minha vida”, em entrevista a revista Isto É, de 15/09/2010.

Os motivos para a resposta de Rita acima são: “Os brasileiros foram tratados feito lixo (...). Segundo porque minha guitarra Telecaster vintage foi roubada. E terceiro porque eu poderia ter cobrado um cachê maior (...)”. Assim, nossa Amada deu os seus motivos para nunca mais participar do festival. Acho justíssimo!



















Em 2011, a revista Bizz fez uma edição especial sobre festival, citando Rita Lee como “Já não era tão rock’n roll assim”, escrevendo esse comentário sobre a sua falta de voz no dia da apresentação.

Mas eu acho o seguinte, mesmo com todos esses comentários dos jornalistas e as desavenças, esse foi um show histórico, já que, essa edição foi a única que realmente houve rock. Nas outras, mesclaram pop/rock/MPB, sem comentar a edição de 2011, onde o Rock in Rio transformou-se em Axé in Rio, com presenças não muito agradáveis à Festival de Rock.

Rita, por ter feito e por ainda fazer parte do rock brasileiro, merecia muito mais que um ótimo tratamento nesse festival de 85. Aqui fica a indignação de um fã. Rita Lee é a Rainha do Rock. Ela é superior a qualquer cantor(a) brasileiro(a), certo?

A foto abaixo ilustra a nota da revista Bizz, de 2011, onde alega que Rita não era mais Rock'n'roll. 


























E para quem não sabe da boa nova, Rita Lee participará do Green Move Festival, dia 04/11/2012, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ah, e o show é de graça! Além disso, fomos agraciados em saber que em 2013 uma mini-turnê será realizada, Turnê Reza, como assim Ela mesma disse.

A apresentação de Rita irá começar Às 17:30, sendo a segunda artista a subir no palco do festival, após o show dos Titãs. Não perderemos por nada!