terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os 15 anos do Acústico MTV







































Na edição do jornal O Globo, de 06/06/1998 já vinha estampado no segundo caderno:















Como se não fosse de se esperar o sucesso que seria a série de shows que nossa Querida RITA LEE fez, no dia 04 de junho, no Teatro João Caetano – mesmo local em que lançou Fruto Proibido, em 1975 -, no Rio de Janeiro, em 1998. O cenário hippie do show foi assinado por Gringo Cardia, juntamente com a capa do CD.

A banda, composta por Roberto de Carvalho (violão, gaita e teclado), Beto Lee (violão e guitarra), Lee Marcucci (baixo), Paulo Zinner (bateria), Ary Dias e James Muller (percussão), Guga Stroetter (vibrafone), Mauro e Maurício Gasperini (vocais), acompanhou RITA durante a turnê que veio a acontecer.

Todos os fãs e os não fãs conhecem a obra que é o Acústico MTV, originalmente lançado em 03 de setembro daquele mesmo ano, e exibido pela MTV em agosto, sabem que ele não é uma simples releitura dos maiores sucessos da RITA – acreditem, muitas canções famosas ficaram de fora do disco, incluindo Miss Brasil 2000 que RITA cantou no dia da gravação a pedidos.

“O clima foi de tietagem explicita, mais pra festa do que pra show. O bom humor de Rita, que, da tensão inicial (em Agora Só Falta Você), logo passou para um total à vontade no palco, contribuiu muito para a descontração que tomou conta de todos até o final, depois de três horas de música” – Folha de S. Paulo, 05/08/98.





O show lançado em DVD, CD e VHS, ganhou o single promo da canção Agora Só Falta Você e mais uma turnê: Meio Desleegada, que durou até o fim de 1999. O show de estreia da turnê foi no dia 16 e durou até dia 18 de outubro, no Teatro João Caetano, RJ.

“Este show chama-se “Meio Desleegada” porque já ando mais plugadinha. Também já não consigo ficar tão sentadinha. As baladas ainda continuam num clima banquinho e violão, mas basicamente é o show da MTV, com algumas novidades” – disse Rita em entrevista ao Globo, de 16/10/98.

Como todo o disco recebe e principalmente os de RITA, ela não deixou de ser criticada pelo seu trabalho, que conseguiu agradar a gregos e troianos. Vejam a crítica de Tom Leão, publicada na edição do Globo, de 03/09/1998:

“Gravar um disco acústico para alguns nomes hoje em dia não representa mais do que uma jogada de marketing (...). No caso de RITA LEE, esta teoria não se aplica totalmente, já que, naturalmente, já devia um disco desse tipo para seus fãs, até porque trata-se de uma artista com um imenso e excelente repertório, afinal são 30 anos de estrada. Na verdade, boa arte do repertório do show foi escolhido pelos fãs de Rita através de seu site (...)”.

Como todos viram, o especial teve a participação de Milton Nascimento (em Mania de Você), Cássia Eller (em Luz Del Fuego), Paula Toller (em Desculpe o Auê), Oswaldinho (em Nem Luxo Nem Lixo e Desculpe o Auê), Armandinho (em Ovelha Negra e Balada do Louco), Titãs (em Papai Me Empresta o Carro) e Rogério Duprat, nos arranjos da inédita O Gosto do Azedo, escrita por Beto Lee.

Além das participações acima, Ed Motta também participaria, na canção Caso Sério, porém, por problemas na sua agenda, o cantor não pôde participar. Não fez mal, a versão acústica da música ficou belíssima, rolando um flerte em RITA e ROBERTO, ao piano.














A turnê, após a temporada no Rio de Janeiro, embarcou em São Paulo, fazendo uma série de apresentações, no Palace, nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 98. Todas as apresentações: lotadas!

Já outro show ao vivo fora apresentado em São Paulo, no parque do Ibirapuera, em meados de 1999, as canções receberam novas participações, como Zélia Duncan, que cantou Lá Vou Eu; Paula Toller permaneceu com Desculpe o Auê e Wanderléia, que interpretou Menino Bonito.
















Em entrevista a Folha de S. Paulo, RITA revela: “Preparo um final muito emocionante, nós quatro vamos cantar juntas. Vai ser inesquecível, principalmente para mim”.


















Em junho de 1999, RITA levou o show para a Europa, fazendo uma série de shows por lá.

O renomado álbum de nossa Amada RITA, recebeu pela ABPD o disco de platina (para o CD), pelas 800 mil cópias e o DVD disco de ouro e platina.

Não deixem de votar em uma das canções de RITA LEE, no concurso do Estadão: As 50 Melhores Músicas de Todos os Tempos – Mania de Você e Balada do Louco concorrem ao prêmio. Dá tempo de votar até o dia 04. O resultado será divulgado no dia 07 deste mês.