quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RITA LEE é homenageada pela UFMG

Amigos, conforme informei há alguns dias, nossa querida RITA LEE foi homenageada na Universidade Federal de Minas Gerais, mais precisamente no dia do centenário da Faculdade de Medicina, sendo citada como inspiração para os alunos no livro histórico do centenário da instituição, em capítulo referente ao "Show Medicina", espetáculo teatral produzido anualmente por acadêmicos desta faculdade desde 1954.

Para que vocês tenham uma ideia sobre o livro, ele fica em permanente exposição no Centro de Memória da referida faculdade e aborda todos os aspectos históricos da instituição, incluindo sua fundação, federalização, organização, corpo docente, pesquisas, pós graduação, produção científica e, ainda, um capítulo especial sobre o papel das mulheres na história da faculdade nestes 100 anos, além da lista completa de todos os alunos graduados, como Juscelino Kubitscheck, Ivo Pitanguy e Guimarães Rosa.

O capítulo sobre o "Show Medicina" foi dividido em seis partes, cada uma abordando um período diferente da história deste grupo teatral que, mesmo sendo amador, é o mais antigo do Brasil. Dentre os autores, os dois fundadores do grupo que não exerceram a medicina como profissão: Jota Dangelo, diretor teatral muito respeitado no Brasil, já tendo sido inclusive Secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, presidente da Fundação Clóvis Salgado (que administra o Palácio das Artes) e Secretário Executivo do Ministério da Cultura. E Ângelo Machado, imortal da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mineira de Letras, que se dedica a pesquisas sobre libélulas, já tendo descrito mais de 40 novas espécies. Ângelo também é autor de belíssimos livros, com destaque para a literatura infantil (sempre abordando como tema a preservação ambiental) e teatral.

Os demais autores seguiram a carreira médica. Rita foi mencionada pela fã Ana Luiza, presidente do grupo em 1995, como a fonte de inspiração para sua ousadia de fazer arte durante a formação acadêmica, atividade potencialmente fortalecedora da humanização na Medicina. Pois é, até nisso a obra de Rita Lee exerce grande influência.

Rita recebeu o livro com a seguinte dedicatória: "O verdadeiro médico é aquele que faz da Medicina uma Arte, e o verdadeiro artista, aquele que faz da Arte, Medicina".






















Nada mais merecido. Rita Lee é médica de almas.

Abaixo, trechos do texto:

Daquele dia em diante, muito mais do que apenas a ciência passou a fazer sentido pra mim. Na Medicina, inclusive. Não, não havia qualquer pré requisito formal para atuar. Há coisas que não podem ser ensinadas, e o Show Medicina é uma delas. Aprende-se fazendo.

Rita Lee, diva da criatividade que sempre me inspirou, disse certa vez que mulheres bem comportadas não fazem história. Para fazer parte da história do Show Medicina, além de querer, também era preciso ousar. A ousadia inusitada de fazer graça em pleno período acadêmico e tudo o que ninguém jamais esperaria de um estudante de Medicina, nem mesmo ele próprio, ainda mais sendo calouro. Passar muitas noites em claro, e não somente nos plantões. Mesmo em véspera de provas, escrever textos, alguns inicialmente nem tão engraçados, mas com potencial, e enriquecê-los com personagens hilários, inspirados em nossas experiências diárias no Campus da Saúde, em nossos pacientes, professores ou em nós mesmos, acadêmicos. Criar e montar cenários enormes, ensaiar na calada da noite, pedir pizza de madrugada, dormir (sem cobertor) no chão do oitavo andar da faculdade e manter o mesmo ritmo de estudos em horário integral. Escola, ambulatórios, plantões, Show. O desafio era conciliar todas as tarefas. Ah, sim, e continuar tirando boas notas. Ou não?
(...)

Ao longo do curso aprendemos a fazer anamneses e exames físicos. Treinamos nossos olhos clínicos e nossas mãos cirúrgicas. Exaustivamente, estudamos para sermos capazes de fazer diagnósticos e adotar condutas baseadas em evidências sérias, mas não, não aprendemos a lidar com a vaidade de saber tanto. Deixemos, pois, a hipocrisia de lado para admitir que o orgulho de ser médico eternamente teimará em nos atingir, e isso nem sempre é bom, sobretudo em péssimas condições de trabalho. Conhecemos nossos limites, mas desejamos que ninguém mais saiba deles. Resta ao leigo paciente o direito de pedir uma segunda opinião.

Pois bem, nos ensaios do Show medicina aprendemos principalmente a ouvir críticas e a levá-las em consideração. Brigamos, choramos e trocamos insultos antes de sairmos juntos para tomar cerveja. O sucesso final depende exclusivamente da nossa capacidade de lidar com isso. Ninguém arrisca uma segunda opinião quando todos estão batalhando pelo mesmo aplauso. Cada Show Medicina é, para nós, uma nova lição de humildade. Prova de que uma democracia de verdade sempre gera bons resultados. Prova de que o desejo de ser aplaudido também tem um lado bom.
(...)

Tornamo-nos médicos mais humildes e humanos. Aprendemos muito sobre a importância do teatro como garantia de uma boa relação com os pacientes. Quem nunca trabalhou cansado? Quem nunca passou uma noite em claro atendendo a uma demanda bem maior do que deveria ser? Quem sabe das aflições daqueles que estão doentes e buscam no médico conforto, não raro cheios de esperanças vãs? Todos os pacientes esperam que estejamos bem dispostos e que sejamos, de fato, sacerdotes de prontidão para atendê-los com carinho. Eles não precisam, e nem devem, saber quando já estamos loucos para ir pra casa. Esta é a nossa profissão. Praticando, tornamo-nos sim, mais carinhosos, mesmo quando estamos representando. Como já disse, há coisas que não podem ser ensinadas. Aprende-se fazendo.
(...)

Obrigada Jota Dângelo, pelo sonho que criou. Obrigada Rita Lee, por ter inspirado aquela insegura caloura a sonhar além da Medicina.

sábado, 5 de outubro de 2013

RITA LEE anima casamento em Recife

























Já tínhamos recebido a informação de que nossa Amada RITA LEE faria uma bela surpresa numa festa de casamento, em Recife. Porém, não seria um casamento qualquer, seria “o casamento”, afinal, Ela seria a atração (depois dos noivos, óbvio).

Como vocês sabem, o show foi fechado, então não tínhamos todas as informações necessárias, como a playlist, etc. Achei por aqui fotos e algumas descrições do que rolou por lá, ontem. Vejam uma pequena descrição feita no site de João Alberto:


“Às 23h20, os noivos dançaram a primeira música como récem-casados: Mania de você, de Rita Lee. Depois da valsa e para surpresa de todos, eis que surge a cantora paulistana com a sua banda no palco armado especialmente para a ocasião. Rita começou o show com Agora só falta você e arrancou aplausos dos presentes, que vibraram com a surpresa. Simpática, Rita rasgou elogios à cidade e a beleza de Taciana. A noiva, inclusive, subiu ao palco para dançar Doce Vampiro. Com um setlist recheado de clássicos, a apresentação de Rita deixou o enlace ainda mais mágico.”


















A roqueira levou todos para a pista de dança e, em momento de conversa com o público, exaltou a beleza da noiva (Taciana da Cunha). Disse, entre outras coisas, que era pé quente e dava sorte aos recém-casados. Super felizes, Taciana e José Luiz se celebraram a união ao som de Rita e cercados de amigos e familiares.


























Muitos me perguntaram pelo Twitter do FC de onde eram as fotos que Roberto estava postando esses dias: agora já estão respondidas todas as perguntas.

Fotos: Roberto Campos e Valentim Reis
Textos: