terça-feira, 4 de junho de 2013

Rita na TeLEEvisão - Parte I


Continuando a nossa festa em comemoração aos 50 anos de carreira de Rita Lee, já fizemos posts sobre: Canções, shows especiais, livros e publicações, shows da década de 70 (1970, 75, 76, 77, 78), entre outros textos em virtude deste ano tão festivo.

A nossa parada nesse mês, são alguns programas de televisão, tanto de música quanto de variedades e entretenimento.  Porém, desta vez vou citar os principais programas de cada década.

A primeira aparição de Rita Lee na televisão foi em 1965, ao lado dos Six Sided Rockers, no programa Jovem Guarda apresentado por Roberto Carlos. No mesmo ano participam do programa Almoço com as Estrelas.

Em 1966, Os Mutantes participam do programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von, inclusive foi Ronnie Von quem “batizou” o grupo de “Os Mutantes”, ao invés de “Os Bruxos”.

Não vamos contar como programa de televisão, mas sim como um marco não só na vida de Rita e dos Mutantes, mas como da MPB. O III Festival de Música Brasileira foi exibido pela TV Record em outubro de 1967, fazendo assim a “estreia” profissional dos Mutantes ao lado de Gilberto Gil, na música “Domingo no Parque”, que atingiu o 2° lugar naquele festival.



















Em 1969, Os Mutantes já eram conhecidos e por isso fizeram uma temporada em Paris, gravando assim o tão raro e que chegou a ser considerado um DVD Bootleg, a participação no canal de TV francês, Franch TV. A banda tropicalista fez um showzinho com apenas duas músicas: Panis ET Circenses e Bat Macumba.

Em 1971, Rita Lee fez uma participação rara na Discoteca do Chacrinha, na Rede Globo.

Em 1975, Rita ganha o seu primeiro Globo de Ouro, com a música “Ovelha Negra”, do álbum Fruto Proibido.

Em 1977, faz uma participação no programa Jet Music, na TV Tupi. O programa com apresentação de Dárcio Arruda - reapresentado no Vitrine (TV Cultura) teve a presença dos melhores do ano de 1976. Rita junto com Tutti Frutti cantou a música “Superstafa”, do Entradas & Bandeiras.

Em 1979 participa do programa especial de Elis Regina: Doce de Pimenta para qual fez uma música com o mesmo nome. O programa exibido pela Rede Bandeirantes foi ao ar em 01 de janeiro de 1979.






















Na foto acima, Rita, em 1980, num especial para Rede Globo: Rita Lee Jones – Série Grandes Nomes da Globo, com direção de Guto Graça Mello. Gravado no dia 05 de outubro e exibido em 07 de novembro, o programa teve canções de várias épocas da carreira de Rita. O especial se tornou um DVD lançado pela Trama e Som Livre, em 2006. 

No mesmo ano, Rita participa do mesmo especial para Rede Globo, desta vez com o cantor João Gilberto, fazendo um dueto em “Joux Joux Balangandãs”, para o especial João Gilberto Prado Pereira.

Foras esse especial, Rita Lee ao lado de Roberto de Carvalho ainda gravaram o especial Saúde, em 1981 e O Circo, em 1982. Ambos exibidos pela Globo.

Em 1986, Rita participa do especial Chico e Caetano, para Rede Globo. No programa, Rita apresenta a canção “I Like You Very Much” e “Baila Comigo”, ao lado de Maria Bethânia. O especial foi ao ar no dia 25 de abril de 1986.

Em 1987, participa do programa Cassino do Chacrinha, na Rede Globo, cantando a música “Bwana”.

Saindo da Rede Globo vamos para a TV Manchete em 1988, com o especial Tour 87/88, gravado no Maracanãzinho, no dia 05 de dezembro de 1987 e exibido no dia 20 do mesmo mês. O especial teve músicas do disco Flerte Fatal e mais alguns hits oitentistas de Rita e Roberto, além do Pout Pourri com as canções “La Bamba/ Twist and Shout/Noviças do Vício”.

Em 1991, Rita Lee grava o programa Jô Soares Onze e Meia, na Rede SBT;
Ainda em 91, Rita grava o programa de entrevista Cara a Cara, com Marília Gabriela, na TV Bandeirantes.

Em 1993, participou do programa Gente de Expressão, com apresentação de Bruna Lombardi;

Em dezembro de 93, grava o programa Réveillon do Faustão, na Rede Globo.





























Na foto, Rita em 1995, na gravação do especial A Marca da Zorra, que foi gravado no Rio de Janeiro, e foi ao ar pela rede Globo. No mesmo ano tornou-se um LP e CD. Um dos vários anúncios que o show teve.

No ano de 1997 é estreado o selinho, marca registrada da apresentadora Hebe Camargo. Rita fez a estreia deste no programa Hebe, na TV SBT.

Rita divulga o disco Santa Rita de Sampa, no programa Livre, na SBT. O programa com apresentação de Serginho Groisman foi ao ar em 1997. Na foto abaixo, Rita na gravação do programa.
 
No próximo post eu termino as citações dos programas a partir de 1998, além de fazer uma hierarquia com as participações nos programas: Fantástico, Chacrinha, Globo de Ouro e os internacionais.

16 comentários:

  1. Pobre da TV sem a Rita. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre de nós sem vê-la também.

      Excluir
  2. Rodrigo Palota - SP05 junho, 2013

    Nossa alegria eterna ter a Rita sempre presente nas ondas da TV.

    Saudades master de suas aparições, que hoje são ainda mais ( e muito potencializadas) ansiosamente esperadas .

    Abraços a todos do FC.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde mês que, ela pintará no Viva Voz!!

      Excluir
  3. Tito Guedes06 junho, 2013

    E mês que vem tem mais Rita na Tleevisão, para a nossa alegria! Eu tenho o dev da série grandes nomes! É ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos aguardando ansiosamente para o mês que vem, para vê-la de novo na TV.

      Excluir
  4. Marcos Guímaro09 junho, 2013

    Muito bom, só corrijo a informação de que o 'Programa livre', apresentado pelo Serginho Groisman, era no SBT e não Globo como diz a matéria. Assisti muitas matérias na época, tem uma entrevista perfeita com o Amaury Junior ... saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcos. A informação foi corrigida!

      Excluir
  5. a participação da rita na tv,foi uma das melhores coisas q ela poderia ter feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das melhores, depois das músicas, dos discos, livros... São tantas obras que ela tem. Uma melhor que a outra!

      Excluir
  6. Gabriela Rezende09 junho, 2013

    Onde quer que Rita esteja, é feleecidade na certa! Mas com Rita na teleevisao, tudo fica melhor!
    Post delícia Naiff! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Gabee! RITA LEE, aonde quer que esteja é motivo de felicidade master!

      Excluir
  7. Victor Oliveira10 junho, 2013

    Muito show o post. Massa mesmo... Queria só saber: vc tem algum vídeo dEla no Chacrinha, em 1971?
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor! O vídeo dela eu não tenho e acredito que não deva ter nem no Youtube. Eu tenho a foto dela no dia.

      Excluir
  8. Falta é coisa, mas vale como apanhado geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normz, está é a primeira parte. Fiz um resumão de alguns programas. Lá pro meio do mês eu posto a segunda parte. Bjs!

      Excluir