Muita gente já ouviu falar em um dos livros infantis que Rita lançou, na época que seus filhos eram crianças - Beto Lee com 9 anos, João com 7 e Antonio com 5 -, a incrível série “Dr. Alex”, um ratinho branco que Rita tinha adotado para eles.
As aventuras desse cientista que virou um rato, veio das histórias que Rita contava aos filhos, antes de dormir. O lançamento da primeira edição aconteceu em 31/08/1986, intitulado de “Dr. Alex”.
Desde aí, edições novas começaram a ser lançadas, como:
Dr. Alex e os Reis de Angra; Dr. Alex na Amzônia e Dr. Alex e o Oráculo de
Quartz, lançados em 03/09/1988, 01/09/1990 e 29/08/1991, respectivamente.
Já as biografias de Rita, bastamos citar a genial obra de
Henrique Bartsch, “Rita Lee mora ao lado”, lançado oficialmente em 13 de julho
de 2006, no shopping Morumbi, em São Paulo.
A história da biografia autorizada e alucinante da rainha do rock começa quando sua vizinha, Bárbara Farniente começa a escrever um diário, onde sua história mescla com a de Rita, desde o nascimento de ambas. Do então fato ocorrido até 1998, a história de Rita Lee é contada com diversão e muitos detalhes.
Em 1995, é lançado um livreto especial da Biblioteca
Musical, intitulado de “O Futuro me Absolve”. O pequeno livrinho com 96 páginas
traz a trajetória de Rita, regravações e composições, filmografia, críticas,
discografia, etc.
Em 1990, são lançados duas edições de songbooks especiais de Rita Lee, ambos, contado alguns fatos da carreira. No primeiro volume, traz uma biografia e um depoimento de Gilberto Gil, além de fotos de todas as épocas. A edição tem 34 canções de Rita.
No segundo volume possui uma entrevista de Rita e Almir Chediak (autor dos livros), e um depoimento da cantora Gal Costa.
Além das biografias de Rita, existe também a biografia dos Mutantes: A divina comédia dos Mutantes, de Carlos Calado. Além de um novo projeto de Daniela Vieira dos Santos, o livro “Não vá se perder por aí”.
Fora as biografias escritas por fãs e admiradores, vocês sabiam que a própria Rita teve um projeto de escrever a autobiografia, em 1976?! Essa sim, faz tudo! Em entrevista ao jornalzinho Hit Pop, que vinha na revista Pop, Rita contou que no livro iria contar: “Um pouco do que sou, do que fui e do que pretendo ser”. Bem, ainda há tempo de escrever, Rita. Sua história não tem fim e nunca terá. Você é a pessoa mais amada do Brasil.
Não deixem de votar em Rita Lee como “artista do ano”, e “melhor artista feminino”, votem em Reza como “melhor música”, no VMB: http://vmb.mtv.uol.com.br/
Muito bom, parabéns!
ResponderExcluirGostei muito das pequenas sinopses dos livros. Bom que deixa aquele gostinho de "quero saber o final...". Parabéns, João.
ResponderExcluirPoxa, queria tanto os livros! TODOS! kkkk Mas só achei o "Rita Lee Mora ao lado". Alguem sabe alguma loja que tenham esses livros disponíveis? (Brenno )
ResponderExcluirOi, Brenno. Dá uma olhada nesse site: http://www.estantevirtual.com.br/. Obrigado!
Excluiradorei saber detalhes de alguns livros, como o Songbook. muito legal o post.
ResponderExcluirAAAAAAAAA ameiiii, pra mim o melhor post hahahaha quero os tres que ainda nao tenho *_* Joao lindooo, parabens viu ;)
ResponderExcluirObrigado, Fe lindaa!
ExcluirPensei que os Songbook era só com letra... Muito legal o post! E escreve logo uma auto biografia Ritz!
ResponderExcluirBoa ideia ela lançar um livro após mais de 30 anos de projeto.
Excluirmuiiiiito bom o blogg adorei
ResponderExcluirOlá pessoal!! Estamos fazendo um evento, na escola que trabalho, em homenagem à Rita Lee. Uma das ações é visitar escolas e promover a leitura dos livros infantis para crianças dos anos iniciais. Infelizmente n encontrei esses livros, apenas na estante virtual e não há tempo hábil para entrega. Alguém teria esse livro que pudesse disponibilizar um pdf, escaneado ou fotos?
ResponderExcluir