quarta-feira, 10 de julho de 2013

Rita Lee: a cantora, ATRIZ e MODELO.

Amigos da casa da zorra, como combinado há algum tempo, vou disponibilizar um post especial sobre a participação de RITA LEE e ROBERTO em comerciais de televisão e em revistas, além da participação como modelo em alguns eventos.

Rita, como todos nós sabemos, nasceu para brilhar, isso desde pequena. Quando ainda era uma jovem mutante, Ela e os irmãos Baptista assinaram um contrato com a empresa Shell, em 1969. Os comerciais da Shell do Brasil foram gravados no Rio de Janeiro, e eram uma pura comédia (o que não seria de se esperar dos Mutantes).

Além dos comerciais gravados na TV outros foram veiculados nas revistas de todo o país, como a Veja. A divulgação da marca em revistas era feito por meio de vários desenhos dos Mutantes, como na foto abaixo.

























Ainda no ano de 69, os Mutantes lançaram a “Moda Mutante”, na X UD, em função da Rhodia. Além de cantar o grupo desfilou e quem diz que Gisele Bündchen é uma super modelo é porque nunca viram RITA LEE dando um show das passarelas.

Em abril de 1970, RITA MALAZARTE dá um show intitulado “Nhô Look”. Neste show Rita desfila ao lado da dupla sertaneja TONICO e TINOCO com um figurino bem caipira (a ideia do show era esta mesmo, caipiras no mundo que viviam antigamente, um mundo moderno para aquela época).


























Em 1970, acontece o Build Up Eletronic Fashion Show, o show/desfile pertencia a Rhodia, na XIII Fenit, no Parque do Anhembi. RITA desfilou para as marcas: Caloi, Bloch Editoras, Maizena, Cigarros Hollywood, Ford-Bino, Esso, Philips Iluminação, Pan American, entre outras refinações da época.

Logo após o desfile, RITA deu um pequeno show cantando algumas músicas do LP Build Up, lançado naquele mesmo ano.

Em 1979, em plena Ditadura Militar, a música “Mania de Você” foi usada no comercial do jeans Ellus, do qual dois jovens se beijam numa piscina. O comercial não citou o nome de RITA e ROBERTO pelo fato de ambos não quererem.

O link do comercial no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=WKfuJKsXuR0

Em 1986, RITA e ROBERTO assinaram contrato com Brochier S/A, para gravarem o comercial do tênis All Star. A produção do comercial foi feita pela Globotec.  O comercial é uma verdadeira brincadeira entre o casal Lee/Carvalho. Eles dançam, brincam, porém, não dizem uma palavra sobre a marca.

Em 1988, mais precisamente em março, o casal assina um contrato para a execução do comercial para o Jeans USTOP. Abaixo seguem informações detalhadas que saiu na edição n. 13 do jornal Raios Leenáticos, de 1989:

“Foram feitas duas gravações de 30 segundos para serem veiculadas nas emissoras de TV. As filmagens foram feitas em super 8 (...) Um dos comerciais mostram RITA brincando com um hamster e saindo do banheiro com as calças na mão. No outro RITA e ROBERTO aparecem em vários lugares da casa, e no final brincando em cima de uma vassoura”.

Abaixo segue uma das fotos que foram feitas para serem veiculadas em revistas.






















Em 1989 RITA assinou um contrato com uma empresa de publicidade do Paraná. Desta vez foi para a gravação do comercial do iogurte Batavo. No comercial, RITA dá dicas e acaba provando um pouco do iogurte. Foi feita uma foto para publicidade em revistas, com uma assinatura de nossa Amada.

Em 1990, RITA grava um comercial para as extintas lojas de material escolar Mesbla, ao lado de João Penca. No vídeo, RITA faz uma professora de Inglês e História, numa sala de aula com vários alunos. O link do comercial é: http://www.youtube.com/watch?v=mj7WRuDDmRk

No ano de 1993, a marca de sandálias Rider compra os direitos da música “Felicidade, gravada por RITA especialmente para o o comercial do produto Rider by Grendene. A música original é de Lupicínio Rodrigues.

Em dezembro de 1996, a Querida RITA Bündchen dá um show desfilando para Ocimar Versolato, em São Paulo.

No início dos anos 2000, RITA grava o comercial da Telefônica, nesse mesmo comercial ela canta um jingle para a marca, com dançarinas atrás. Um estilo bem a cara para nossa Amada.

Em 2010 a música “Saúde” foi veinculada no comercial do plano de saúde Happy Vida, em Belém.

Em 2012, RITA grava uma nova versão de “Agora Só Falta Você˜, para a marca Trifil. A propaganda com a canção era exibida pelo canal a cabo GNT.

Antes de terminar eu quero agradecer a ajuda de Vilma, Rubens e Maurício, porque foi com ajuda edição de n. 13 do fanzine RAIOS LEENÁTICOS que eu pude ter uma base para escrever este post. Abaixo segue a capa da edição especial do jornal, que faz parte do meu acervo.





















Uma última informação: as datas das reprises do Viva Voz especial com RITA LEE estão na nossa página no Facebook (facebook.com/fcritalee).

12 comentários:

  1. Gabi Rezende10 julho, 2013

    Naiff, post ótimo e detalhado como sempre. Nunca é cansativo! Amei as fotos, perfeição nossa Rita! ' quem diz que Gisele Bündchen é uma super modelo é porque nunca viram RITA LEE dando um show das passarelas.' adorei! Parabéns, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu digo: a modelo RITA sempre ajuda para que a imagem do produto seja cada vez melhor e mais bonita.

      Excluir
  2. Como não comprar o que a Rita faz parte? Leenda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não comprar algo que a Rita já disse que é bom? Acreditemos nela!

      Excluir
  3. Rubens Moura11 julho, 2013

    Lendo esse post me lembrei quando ficava na frente da tv aguardando o comercial da Batavo... , essa fotografia do comercial da US Top também era demais.... agora o que mais me deu saudades mesmo foi dos comerciais de discos da RITA E do Roberto... putz, tipo trinta segundos tocando trechos de músicas que a gente ia conhecendo a cada comercial e depois cantando junto.... saudades da rita pop... saudades do Boca Livre, da MPB antes dela se tornar uma caricatura de si mesma... a Rita tão despretensiosa... lembrei-me de uma cena de novela em que dois personagens falavam sobre a rita e de repente um deles... solta: Se a rita lee existe, se é verdade que ela existe mesmo... então tudo vale a pena... a vida vale a pena... e vale a pena continuar vivendo... eita saudade .... doces anos 80.... a música era tão boa.... despretensiosa... e boa ! muito boa! Valeu pelo Post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei comovido com o seu comentário. Obrigado! É bom saber que o meu trabalho faz você ter tantas lembranças boas.

      Excluir
    2. Rubens Moura11 julho, 2013

      Comovido fico eu de ver que a Rita apesar de todas as poucas e boas pelas quais passou na vida , continua arrebanhando gente inteligente e jovem como vc e além de tudo com disposição para manter viva a história desta grande artista brasileira... ó, não precisa ser muito espertinho pra sacar que quando essa mulher nos deixar... ela vai entrar para HISTÓRIA... já entrou, já é até tema de vestibular....
      pra mim a Rita é uma espécie de Anita Malfatti da música popular brasileira....
      te adoro João ! ... mesmo sem nunca ter te visto....

      Excluir
  4. mato minhas curiosidades :D

    ResponderExcluir
  5. Antonio Cunha12 julho, 2013

    Com você eu só aprendo como gostaria de ser seu vizinho pra poder trocar idéias contigo da Rita a gente adora mas vc está à 1000 anos luzes na frente de muitos garotos da sua idade quisera Deus de eu estar vivo e ver que o que estou dizendo de você hoje não vai se concretizar te acho o máximo João um grande abs e tenha um excelente final de semana. E vou te falar pouca coisa, me lembro no de 87, que eu nem me lembro qual foi a última música que ela cantou, pois ela cantou lança perfume e eu chorei e fiquei pirado, acho que foi ôrra meu mas não me lembro só pelo video e que acho que é. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez o post fazendo vocês terem ótimas lembranças de nossa Querida! Agradeço, Antonio. Abraçaço!

      Excluir
  6. Victor Oliveira16 julho, 2013

    Muito show! Uma explosão de informações bacanas. Rita é tudo de bom!

    ResponderExcluir